Vegetais, frutas e outros alimentos essenciais para proteger o corpo contra o câncer..
Com o aumento da incidência de câncer no mundo, especialistas e organizações internacionais se uniram para oferecer recomendações claras sobre como prevenir a doença. A alimentação saudável é considerada uma das estratégias mais eficazes na luta contra o câncer. De acordo com o World Cancer Research Fund (WCRF) e outros centros de pesquisa mundialmente reconhecidos, certos alimentos e hábitos podem ajudar a inibir o crescimento das células cancerígenas e fortalecer o sistema imunológico.
O que dizem as principais organizações sobre a alimentação e o câncer:
World Cancer Research Fund (WCRF): A organização sugere que vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e repolho, assim como frutas vermelhas, como Acerola e morangos, são essenciais para prevenir o câncer devido aos seus poderosos antioxidantes, como antocianinas e ácido elágico, que protegem as células do DNA.
Instituto Americano de Pesquisa do Câncer (AICR): O AICR recomenda o consumo regular de vegetais, frutas vermelhas, legumes, chá verde e nozes, além da restrição de carne processada, açúcares e gorduras trans. Esses alimentos ajudam a reduzir a inflamação e a oxidação celular, dois fatores essenciais na prevenção do câncer.
Instituto Nacional do Câncer (NCI, EUA): O NCI apoia a ideia de que uma dieta rica em vegetais e frutas e baixa em carne vermelha pode reduzir o risco de vários tipos de câncer. Além disso, alimentos ricos em licopeno, como tomates, têm sido associados à redução do risco de câncer de próstata.
Código Europeu Contra o Câncer (CEAC): O CEAC recomenda que o consumo de chá verde, rico em polifenóis (especialmente o EGCG), e cúrcuma, com curcumina, uma substância com propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias, ajude a prevenir o câncer, particularmente em indivíduos com histórico familiar da doença.
Principais áreas de pesquisa dos principais centros científicos
O diagnóstico molecular (marcadores na saliva, sangue, urina) é estudado na Harvard Medical School, na Johns Hopkins University, na University of Cambridge e em outras.
No campo da imunoprofilaxia (vacinas contra o câncer), pesquisas estão sendo conduzidas na Universidade da Pensilvânia, no Instituto Nacional do Câncer (NCI), na Universidade de Oxford e outros.
O estudo do microbioma intestinal e seu efeito no desenvolvimento do câncer, a formação de dietas anticancerígenas através da otimização da composição das bactérias intestinais estão sendo estudados na Universidade de Stanford e outros.
O efeito de alimentos específicos, substâncias (por exemplo, polifenóis, curcumina) no risco de tumores, dietas individualizadas para prevenção do câncer com base em um perfil genético são analisados na Harvard School of Public Health, Wageningen University (Holanda) e outros centros científicos.
Outros alimentos recomendados:
Alho e cebola: Com compostos de enxofre que estimulam as enzimas protetoras do corpo.
Nozes e sementes: Contêm ômega-3 e polifenóis, ajudando a reduzir a inflamação.
Cúrcuma: Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a proteger o corpo de doenças.
Fatores-chave para a prevenção:
Controle de peso, atividade física e sono adequado são fundamentais. Além disso, a ausência de maus hábitos como o tabagismo e o abuso de álcool continua sendo essencial na prevenção do câncer.
Conclusão:
Em nossa nova série sobre prevenção do câncer, abordaremos as últimas pesquisas e orientações de organizações renomadas, como o World Cancer Research Fund, o Instituto Nacional do Câncer e outros especialistas, para ajudar nossos leitores a adotar hábitos alimentares saudáveis e reduzir os riscos de câncer. Junte-se a nós na luta contra o câncer com a informação certa e práticas alimentares comprovadas! Para complementação, popularizar e compreender mais facilmente os princípios da alimentação saudável, é utilizado o método "Healthy Eating Plate" (desenvolvido por especialistas da Universidade de Harvard . Em nome de sua saúde acompanhe nossa série pela TVSaude.Org