Base Aérea dos EUA no Iraque Atacada por Mísseis Russos

Publicado por: Feed News
06/08/2024 04:22 PM
Exibições: 46
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela
Divulgação/Redes Sociais/Captura de Tela

Possível Ligação com Tensão Irã-Israel: O Contexto do Ataque

 

Na segunda-feira, 5 de agosto, a base aérea de Ain al-Asad, localizada no oeste do Iraque e que abriga forças militares dos Estados Unidos e de outras nações, foi alvo de um ataque com mísseis. De acordo com fontes das forças de segurança iraquianas, o ataque resultou em ferimentos em pelo menos cinco soldados americanos, sendo que um deles sofreu ferimentos graves. O número exato de vítimas ainda está sendo confirmado.

 

“O pessoal da base está avaliando os danos após o ataque,” informou um porta-voz das forças americanas.

Ainda não se sabe se o ataque tem ligação com as recentes ameaças do Irã, que reagiu ao assassinato de membros de alto escalão dos grupos Hamas e Hezbollah na semana passada. A situação no Oriente Médio continua altamente volátil, com o Irã, o Hezbollah no Líbano e os Houthis no Iémen planejando uma possível retaliação em grande escala contra Israel.

 

O Irã acusou os EUA de estar envolvido na morte de Ismail Ghaniyya, líder do Hamas, e Fuad Shukr, comandante do Hezbollah, em ataques realizados pelos serviços israelenses. A expectativa é de que o Irã possa atacar Israel nos próximos dias, especificamente em 12 e 13 de agosto. Em resposta, os EUA estão reforçando sua presença militar na região, enviando um grupo de porta-aviões e caças para ajudar a mitigar as tensões.

 

A administração do presidente Joe Biden acredita que o Irã pode retaliar contra Israel, levando ao envio de mais forças americanas para a área. Em meio à deterioração da segurança, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia aconselhou seus cidadãos a evitar viagens a Israel e ao Líbano.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: